segunda-feira, 31 de março de 2014

PIRÂMIDE DA ATIVIDADE FÍSICA

A  importância da atividade física regular para ampliar os benefícios da saúde para todas as populações é apoiada por numerosa organizações e pela pesquisa nacional e internacional.
No entanto, existe inúmeras evidência sobre os benefícios da atividade física regular relacionada à saúde, pois fica difícil de escolher qual é a melhor atividade física regular que possa se realizado durante as semanas. Uma maneira de facilitar esse objetivo seguirá as recomendações do colégio americano de medicina do esporte (ACSM).
A famosa pirâmide da atividade física foi sugerida como uma maneira de facilitar esse objetivo.
A pirâmide das atividades, análoga à Pirâmide-Guia Alimentar da USDA (The Activity Pyramid, 2003 Park Nicollet Health Innovations, Minneapolis, USA).
Essa pirâmide da atividade é um modelo  para auxiliar na escolha de uma modalidade para a educação do público, alunos e dos pacientes para adoção de um estilo de vida progressivamente mais ativo.
Espero que essa informação tenha contribuído para aqueles que buscam estilo de vida melhor.

       Abraços, Wallisom Gomes.

Referência:
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE
www.acsm.org

sábado, 29 de março de 2014

OBESIDADE ANDRÓIDE E GINÓIDE


"Já jantei mas vou aceitar só um pedacinho" / "Acho que essa balança está quebrada" 
        Hoje em dia, a obesidade é dos fatores mais preocupantes nos países desenvolvidos como USA e nos emergentes, Brasil. No período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que vai de cerca de 2,5 milhões a.C) entendia a obesidade como um sinal divino, de saúde e longevidade. Minha avó sempre dizia que menino magro não é sinônimo de saúde, pois sempre exigia para seus netos ficassem fortinhos (nesse caso gordinhos).
Bom, voltando para o assunto... Existem dos tipos de distribuição de gordura intra-abdominal são as obesidade andróide e ginóide.
       A obesidade Andróide semelhante a uma maça caracteriza por mais gordura no troco “barriga” (gordura abdominal) e a obesidade Ginóide semelhante a uma pêra está relacionada com a gordura distribuída nos quadris e nas coxas.

Androide (maça) e Ginoide (pêra)
    Segundo American college of sports medicine (ASCM), confere que a obesidade andróide é o maior risco de hipertensão, diabetes tipo 2, dislipidemia, doença coronariana e morte prematura, em comparação aos indivíduos que demonstram obesidade ginóide
      Agora sabemos que existem dois  tipos de obesidade.
Descubra qual é sua categoria de risco a partir do método de mensuração da circunferência de cintura. Para tanto, este é um procedimento simples de fazer e barato basta ter uma fita métrica em casa. Para os resultados saírem mais aproximados da validação, seguiremos as normas ACSM.
       De acordo com as normas ACSM, 
v  A fita métrica deve ser colocada sobre a superfície abdominal, habitualmente ao nível do umbigo.

  •          Método de mensuração da circunferência de cintura

Circunferência da Cintura, cm
Categoria do Risco
                   Mulheres
                   Homens
Muito baixo
< 70 cm
< 80 cm
Baixo
70-89 cm
80-99 cm
Alto
90-109 cm
100-120 cm
Muito alto
> 110 cm
> 120 cm
Fonte: ACSM, teste de aptidão física relacionado à saúde. In American Journal of Clinical Nutrition. 
    
    A circunferência da cintura pode ser usada isoladamente como um indicador do risco para saúde, pois a obesidade abdominal constitui o problema.

att, 
Wallisom gomes, cursando 4 período do curso de educação física UFPA 

sábado, 8 de março de 2014

MIOSTATINA


Diante dos avanços da biologia molecular, a terapia gênica está se tornando uma nova ferramenta contra as desordem de origem genética (não necessariamente hereditária) o que possibilita a correção dos produtos gênicos inadequados, lembrando que os genes são mecanismos especializados das células. Segundo o livro de Astrand (2005), ressalta que os genes foram codificados com instruções detalhadas sobre a proliferação da massa celular, fornecendo informação sobre forma estrutura e funções.
Miostatina ou fator de crescimento e diferenciação-8 (GDF-8) é do membro da família tgf-β que normalmente inibe a proliferação de mioblastos (formação de músculos) que se fundem para formar as células musculares esquelética.  O gene da miostatina circunda no sangue e seu principal objetivo é a regulação/inibição do crescimento muscular. Atualmente existem algumas raças de bois com crescimento incomum da musculatura como o touro Belgian Blue fenômeno conhecido como Double muscling.
Quanto em humanos, recentemente foi descrito o caso de criança que apresentava fenótipo semelhante ao Double muscling.

Nome: Giuliano Stroe (Bolso Hercules)
Data de Nascimento: 18 de julho de 2004, a Roménia 
Em 24 de fevereiro de 2010 , ele quebrou o recorde mundial de número de 'ar flexões',  que é um exercício onde flexões são realizadas sem deixar que seus pés tocarem no chão. Stroe conseguiu 20 'empurrar o ar ups' bater seu recorde anterior, de 12, ao vivo na TV romena.

         


Nome: Richard Sandrak  (Pouco Hércules) 
Nascido: nascido em 15 de abril de 1992, a Ucrânia
Iniciado o levantamento de peso: Começou a levantar pesos com a idade de 2 Richard é um  ucraniano , nascido na América  fisiculturista artista marcial  e ator, conhecido por seu físico musculoso em uma idade muito jovem.


  

Estudo experimental feito em camundongos transgênicos  com a deleção (Perda de um ou mais nucleotídeos de uma molécula) do gene da miostatina, observa-se o aumento do número de fibra muscular (hiperplasia) e o aumento do tamanho da célula (hipertrofia). Os pesquisadores propõem também que a miostatina regula o número de fibras durante o desenvolvimento embrionário e o crescimento muscular no período pós-natal, ou seja, após o nascimento (GUIZONI  et al, 2010)
Quando procuramos de forma curiosa pela palavra miostatina ou myostatin blocker encontramos mais de 3.000.000 (três milhões) de citações especialmente em artigos de suplementações a maioria relacionado melhora da capacidade física droga ergogênica por exemplo.  Claro que a ciência esta tentando desenvolver fármaco que apresentam bloqueadores da miostatina para aumentar massa muscular porém associada a doenças crônicas. No entanto, os inibidores de miostatina ainda estão em estudo experimentais tanto em in vivo como in vidro, pois ainda não foram completamente esclarecidas suas propriedades e muito menos se aplicado em humano.

- Leia também: Genética: hipertrofia e força

Referência:
ALBERTS, Bruce, et al. BIOLOGIA MOLECULAR DA CÉLULA. Porto Alegre: Artmed, 2010. pág.1110-1111.
 GUIZONI, Daniele Mendes et al. Myostatin and muscle mass in chronic diseases. Rev Bras. Clin. Médica, 2010.