sábado, 29 de março de 2014

OBESIDADE ANDRÓIDE E GINÓIDE


"Já jantei mas vou aceitar só um pedacinho" / "Acho que essa balança está quebrada" 
        Hoje em dia, a obesidade é dos fatores mais preocupantes nos países desenvolvidos como USA e nos emergentes, Brasil. No período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que vai de cerca de 2,5 milhões a.C) entendia a obesidade como um sinal divino, de saúde e longevidade. Minha avó sempre dizia que menino magro não é sinônimo de saúde, pois sempre exigia para seus netos ficassem fortinhos (nesse caso gordinhos).
Bom, voltando para o assunto... Existem dos tipos de distribuição de gordura intra-abdominal são as obesidade andróide e ginóide.
       A obesidade Andróide semelhante a uma maça caracteriza por mais gordura no troco “barriga” (gordura abdominal) e a obesidade Ginóide semelhante a uma pêra está relacionada com a gordura distribuída nos quadris e nas coxas.

Androide (maça) e Ginoide (pêra)
    Segundo American college of sports medicine (ASCM), confere que a obesidade andróide é o maior risco de hipertensão, diabetes tipo 2, dislipidemia, doença coronariana e morte prematura, em comparação aos indivíduos que demonstram obesidade ginóide
      Agora sabemos que existem dois  tipos de obesidade.
Descubra qual é sua categoria de risco a partir do método de mensuração da circunferência de cintura. Para tanto, este é um procedimento simples de fazer e barato basta ter uma fita métrica em casa. Para os resultados saírem mais aproximados da validação, seguiremos as normas ACSM.
       De acordo com as normas ACSM, 
v  A fita métrica deve ser colocada sobre a superfície abdominal, habitualmente ao nível do umbigo.

  •          Método de mensuração da circunferência de cintura

Circunferência da Cintura, cm
Categoria do Risco
                   Mulheres
                   Homens
Muito baixo
< 70 cm
< 80 cm
Baixo
70-89 cm
80-99 cm
Alto
90-109 cm
100-120 cm
Muito alto
> 110 cm
> 120 cm
Fonte: ACSM, teste de aptidão física relacionado à saúde. In American Journal of Clinical Nutrition. 
    
    A circunferência da cintura pode ser usada isoladamente como um indicador do risco para saúde, pois a obesidade abdominal constitui o problema.

att, 
Wallisom gomes, cursando 4 período do curso de educação física UFPA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário