domingo, 6 de abril de 2014

DISMORFIA MUSCULAR

A obsessão de um corpo hiper musculoso é uma questão bastante preocupante que de fato pode trazer para a saúde do indivíduo sérios danos irreversíveis como o uso indiscriminado de recurso ergogênico. O que chama a atenção são a quantidade de páginas e grupos criados na rede social Facebook relacionado à VIGOREXIA.
O termo de DISMORFIA MUSCULAR OU VIGOREXIA (Bigorexia em inglês) é um transtorno onde os indivíduos (homens ou mulheres) atletas (especialmente do esporte estética: fisiculturismo) ou os praticantes de exercícios de força (musculação) buscam um corpo musculoso, apesar de grande hipertrofia muscular, consideram-se pequenos e fracos.
Dismorfia muscular ou Vigorexia: Insatisfação 
com a imagem corporal ao qual seu corpo está
exageradamente hipertrofiado. 

De acordo com Pope pesquisador de referência sobre o assunto, inicialmente em 1993 denominou o caso de distorção da imagem corporal como “anorexia nervosa reversa” (com um olhar oposto sobre a anorexia nervosa - aqueles que NÃO estão satisfeito com o PESO do corpo e buscam alternativas PERIGOSAS como drásticas reduções de ingestões calóricas (Cal) com o objetivo de perder peso excessivamente) Entretanto, em 1997 Pope et al, verificaram que atletas não apresentavam disfunções NUTRICIONAL e sim distorções na imagem de sua COMPOSIÇÃO MUSCULAR, modificando a denominação para DISMORFIA MUSCULAR (DM).
DM é um transtorno recentemente descrito, ainda não consta no manual de diagnóstico de psiquiatria. Isso porque são escassos estudos epidemiológicos, isto é, ainda não descobriram os padrões da ocorrência do transtorno. Alguns autores sugerem que o transtorno origina-se por fatores socioculturais outros argumentam que DM se manifesta quando os indivíduos recebem pressões sociais ou excessivas pela mídia para alcançar algum tipo de padrão corporal, na qual o narcisismo é muito atuante.
As Academias com profissionais de Educação Física (com ampla formação, é claro), pode apreciar situação de cliente que sofre de DM e orientá-lo como procurar um especialista em fim. Pois o transtorno DM, pode gerar risco à saúde como também casos de prática exacerbada do treinamento de força ocasionando ocorrência não vantajosas, como o overtraining, caracterizado como excesso de treinamento (sobretreinamento), ou seja, tempo de recuperação incompleto entre as sessões de treinamento.  
Dismorfia muscular






















Espero que tenham gostado destas informações. 
att,
Wallisom Gomes, cursando 4 período do curso de Educação Física. UFPA

REFERÊNCIA CONSULTADA:
SOLER, Patrícia Tatiana et al; Vigorexia e níveis de dependência de exercício em frequentadores de academias e fisiculturistas; Revista Brasileira medicina esporte; 2013, vol.19, n.5, pp. 343-348.link PDF   "sistema webqualis A2"

LIMA, Litiane Dorneles de; Moraes, Cristina Machado Bragança de; Kirsten, Vanessa Ramos; Dismorfia Muscular e o Uso de Suplementos Ergogênicos em Desportistas; Rev Bras Med Esporte – Vol. 16, No 6 – Nov/Dez, 2010. "sistema webqualis A2"
Site de busca:
 Facebook, vigorexia link

Nenhum comentário:

Postar um comentário