terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Atividade física aeróbia com plástico envolto da região abdominal. Mito ou Verdade.

     Realizar atividade física aeróbia com plástico envolto da região abdominal (barriga) perde mais calorias e emagrece mais rápido?
Mito. Quando realizamos atividade física de baixa intensidade ou aeróbia (caminhada, corrida ou andar de bicicleta) automaticamente nossa temperatura corporal aumenta transpiramos e desidratamos - perdemos água e sais minerais. Todavia, com o saco plástico “amarrado na barriga” além de não contribuir em acelerar a queima de calorias é desconfortável e o pior pode dificultar o corpo em se resfriar adequadamente podendo passar mal e até mesmo desmaiar por conseqüências de desidratação excessiva e hipertermia (aumento da temperatura).

Suar e transpirar são mecanismos fisiológicos que mantêm o controle e abaixa a temperatura do corpo, que fica mais alta quando fazemos atividade física e quando sentimos calor. Importante ressaltar que suor não significa perda de calorias. Por exemplo, quando fazemos atividades físicas, nosso organismo, por questão fisiológica, gera 75 a 80% de energia em forma de trabalho muscular ­ e 20 a 25% que sobra da energia dos nutrientes são convertidas em calor durante o curso das reações químicas intracelulares (GUYTON E HALL, 2001).
Portanto, calor excessivo por consequência do plástico envolto da barriga não resulta perda de gordura, mas sim expõem sua saúde ao risco desnecessário. Ideal é que durante o exercício físico você use roupas leves que possam transpirar ou de algodão para manter a temperatura do corpo. 
Calor excessivo é perigoso, pois vivemos somente poucos graus acima ou abaixo de nossa temperatura LETAL. A conscientização é fundamental, não use saco plástico envolto de qualquer parte do corpo. 


             
Por
Wallisom Gomes, cursando Educação Física na UFPA
Integrante de pesquisa e extensão Liga da Obesidade UFPA. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ACROMEGALIA

A acromegalia é uma doença acarretada pela secreção excessiva de hormônio do crescimento (GH) em indivíduos após a puberdade, isto é, período que o indivíduo já está com as epífises fechadas, e, consequentemente já não está mais em fase de crescimento. Caso este defeito aconteça durante a infância tem-se o quadro gigantismo. E a causa mais frequente de hipersecreção do GH são tumores na glândula hipófise, mais especificamente na adeno-hipófise.
As manifestações clínicas são basicamente o crescimento anormal das extremidades do corpo, como: mão, pé, nariz, orelha, pênis, língua, lábios, além da mandíbula e fronte, dando ao paciente uma estética um tanto o quanto desagradável. Além disso, a acromegalia é acompanhada de cardiomiopatia (doença na camada muscular do coração), neuropatia e artropatia.
O tratamento pode ser por irradiação, farmacológico ou cirúrgico, este último mais eficaz no caso de tumores malignos na hipófise. Um exemplo clássico de atleta que realizou cirurgia de retirado parcial de tumor foi o brasileiro Antônio Silva Pezão (Big Foot), lutador de MMA no torneio mais importante do mundo, UltimateFithgChampionship (UFC) e campeão do torneio coadjuvante, Strike Force, na mesma modalidade, categoria peso-pesado (acima de 93 kg).
Pezão, 195 Cm, 119 Kg, 34 anos. Pé tamanho 47.                                             


A acromegalia pode acometer pessoas de qualquer gênero e idade adulta. A média de idade de indivíduos que adquiriram a acromegalia é de 43 anos, e deve ser diagnosticada o mais rápido possível pelo médico, visto que as concentrações crônicas elevadas de GH acarretam em muitos malefícios, indo desde problemas cosméticos, até morte por distúrbios cardiovasculares. 

Por João tsunematsu, cursando medicina UFPA.

CALCULADORAS

            É  possível utilizar uma variedade de métodos para calcular a composição corporal, dentre eles os métodos: direto  (dissecação microscópica e extração lipídica), indiretos  (pesagem hidrostática, DEXA) e os duplamente indiretos bioimpedância, dobras cutâneas e antropometria).
Calculadora do índice de massa corporal (IMC), usada pela organização mundial de saúde. Além de ser muito útil, apresenta suas desvantagens, não pode ser usado por atletas ou praticante de exercício físico regularmente, especialmente musculação, pois o IMC não pode diferençar as frações dos músculos, ossos, água no corpo e gorduras. Mas pode ESTIMAR  (apresentando alto VIÉS de sua aplicação)  a adiposidade. Além de classificar se uma pessoa esta acima do peso (Sobrepeso ou obesidade).
Assim como as calculadoras  que coloquei no meu blog para aferir o peso ideal e porcentual de gordura, são apenas parâmetros antropomêtrico de aferições duplamente indireto, servem para termos uma noção da nossa composição corporal.
.
Para saber melhor procure um profissional de educação física.


Calculadora IMC
Peso: kg
Altura: m cm
Dieta e Saude 
NOTA: Quando você clicar no retângulo "calcular", abrirá uma nova guia, link para mostrarem os dados.
       
           Calcule seu peso ideal.
Calculadora Peso Ideal
Sexo: masc fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
       
Calcule seu porcentual (%) de gordura.
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kg
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude

OBS:. Os dados do peso ideal e % de gordura corporal, são fornecido pelas  fórmulas as quais estimam valores aproximados, ou seja duplamente indiretos.
No entanto

att,
 Wallisom Gomes, cursando Educação Física UFPA

sábado, 4 de janeiro de 2014

A fisiologia da pressão arterial durante o exercício físico


Olá pessoal, gostaria de mostrar pra vocês como o processo fisiológico da pressão arterial (PA) durante o exercício físico é de extrema importância. Todavia, esse assunto é interessante para quem já tem conhecimento prévio em fisiologia e neuro anatomia ou em neuro fisiologia clínica. O exercício físico é classificado como um agente que traz grandes benefícios para saúde. Porém, surge uma pergunta nesse lema: o que acontece com a PA durante os exercícios físico?
Para compreendermos, precisamos saber que a  PA é estável, ou seja, sofre mudança o tempo todo e nos vasos existem importantes inervações com o sistema nervoso central (SNC) em especial com a região do tronco encefálico (o SNC não envia informações diretamente para os vaso, as informações necessita sair pela via eferente ou descendente e chegarem nas regiões inervadas por nervos periféricos).
Na região encefálica, entre a ponte e bulbo, está localizado 5 nódulos que compõem os centro vaso motor em que suas principais atividade são vasoconstrição, vasodilatação e o cardioinibidor.

Região do tronco encefálico onde estão localizado os 5 nódulos  
 
Mas afinal, o que acontece com a PA durante o exercício físico, a resposta é simples ocorre um acréscimo de 10 mmHg ou mais da PA dependendo da intensidade do exercício estabelecida pelo professor.
  
Aferição da pressão por meio do esfigmomanômetro ( existem vários tipos de critérios e modelos  para seguir na aferição, no entanto, é possível aferir sem a utilização do estetoscópio como na imagem em cima).
Tecnicamente falando, durante o exercício ocorre estímulos na região posterior do hipotálamo – o hipotálamo é um componente do sistema nervoso central (SNC) formado por vários núcleos – esses estímulos enviam informações eferentes (aumento da excitabilidade) para o sistema nervoso autônomo (SNA) ou vegetativo direto para as fibras nervosas simpáticas (lembre-se, o SNA é subdividido em simpático e parassimpático, ambos são involuntários). Com o aumento da excitabilidade das fibras nervosa simpáticas, ocorre a ativação vasoconstritora na qual aumenta a resistência nos vasos, visto que a vasoconstrição diminui o diâmetro do calibre do vaso, e, a partir disso, aumenta a expansão do fluxo sanguíneo nos vasos (complacência arterial) e o aumento da demanda de oxigênio, nesse caso a ventilação pulmonar alveolar passa a aumentar a capitação do oxigênio para suprir ainda mais oxigênio.
  
Durante a complacência arterial, a parede do vaso sanguíneo sofre grandes forças tensivas (força centrífugo) por esse motivo ocorre o estiramento dos vasos acionados pelos barroreceptores – são receptores com grande sensibilidade ao estiramento da artéria no qual enviam informações aferentes para o tronco encéfalo excitando o vasodilatador que inibe as atividades vasoconstritoras, a pressão arterial é reduzida. Sem esse mecanismo (barroreceptores) não teria um controle eficiente sobre a pressão arterial e consequentemente aumentaria descontroladamente a pressão arterial (hipertensão) e a frequência cardíaca (taquicardia).


Os principais Barorreceptores e a região do Nervo Vago
Por Wallisom Gomes, cursando Educação Física pela UFPA e integrante de pesquisa extensão: liga da obesidade. UFPA.