sábado, 26 de julho de 2014

NATUREZA DA FORÇA

A força é um fenômeno neuromuscular que explora este potencial para gerar atividade motora.  Um músculo produzirá força maior se um número maior de suas fibras se contraírem simultaneamente, fato que depende de quão eficientemente as fibras nervosas enviam impulsos para as fibras musculares. Lembre-se que a força é um fenômeno relativo, depende de inúmeros fatores estruturais e funcionais.
Um músculo gera força sob condição especificas, existem três definições especificas de força que é a força máxima, força absoluta e treinamento máximo ou única repetição máxima.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

OREXÍGENOS E ANOREXÍGENOS

O que são fatores orexígenos e anorexígenos e quais são sua importância sobre a regulação neuroendrôcnica no processo de saciedade e gasto energético e os principais neurotransmissores e hormônios.
  • OREXÍGENOS

Imagine na aquele momento em que você sente aquela fome danada, a vontade de comer influência as atividades dos centro da Fome que enviam resposta para o aumento da ingestão de alimentos e ao mesmo tempo diminui os gasto energéticos, processo chamado de orexígenos (simplificando, é momento da “fome danada” e a “fraqueza danada”, isso não tem nada haver sobre a figura de linguagem, pleonasmo!!). Esse processo aumenta atividade de células neurológicas nos núcleo arqueados do hipotálamo que produzem as substâncias orexígenas neuropeptídeo Y (NPY) e a proteína relacionada à agouti (AGRP) que secretam neurotransmissores químicos  sendo que o hipotálamo é uma das regiões do sistema nervoso que ocorre a maior atividades no controle da saciedade) e enviam informações para as regiões periférica especificas estômago e o pâncreas. Os neurotransmissores mas comum que são ativados durante o processo orexígenos são a Endorfinas, Glutamato e ácido-gama-aminobutírico (GABA). Quanto os hormônios secretado são glucagon e somatostatina (pelo o pâncreas) e a grelina, importantíssimo hormônio produzido no estômago.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

DIABETES MELLITUS

Segundo a ADA (sociedade americana de diabetes), o diabetes mellitus ou tipo 2 é tido hoje como uma das principais ameaças à saúde humana no século XXI. Para se ter uma ideia, nas últimas três décadas, ocorreu um explosivo aumento de número de pessoas diagnosticada com diabetes tipo 2.  O motivo é a enormes mudanças no ambiente, comportamento e estilo de vida dos seres humanos que acompanham a globalização, por exemplo, nos países em desenvolvimentos, a geração de emprego criam novas oportunidades de trabalhos e com isso acabam aumentando o acesso de forma constante na utilização de alimentos refinados. Outros fatos que devem serem levados em considerações, são a falta de conscientização sobre os risco que os alimentos industrializados podem fazer com a saúde e de uma política que atentem aos aspectos educacionais como ensino nutricionais e atividades físicas nas escolas.